domingo, 17 de janeiro de 2021

Dica de Livro 9 - O Homem mais rico da babilônia

Bom dia pessoal,

todos bem?


Hoje trago como dica de livro, a nona dica desde que comecei essa série, um dos melhores livros que li em toda a minha vida, se não o melhor.


Esse livro fantástico foi escrito por George Clason em 1926, retratando histórias e personagens da antiga Babilônia.

Um absurdo em conhecimentos para desenvolvimento pessoal e financeiro, trazendo dicas e regras práticas e totalmente cabíveis nos dias atuais para construir riqueza e chegar ao que tantos almejam, à fortuna.

O livro trás histórias interessantíssimas de homens de destaque da antiga Babilônia. Se não bastasse, ainda permite um mergulho em uma das cidades mais fantásticas da nossa história, milhares de anos à frente do seu tempo.

É sério gente, o livro é MUITO bom. Acabou de se tornar meu livro de cabeceira, pois em qualquer página ou capítulo que você abrir, pode tirar grandes insights úteis para a vida diária.

Tem muitos trechos que gostaria de trazer aqui para vocês, mas isso tornaria a postagem enorme e incoerente com o objetivo das Dicas de livro.

Vale prestar atenção nas 5 regras do ouro, que ensinam claramente como manusear melhor nosso dinheiro, vivendo com não mais que 90% da nossa renda mensal e guardando assiduamente 10% todos os meses. Não se enganem, 10% todos os meses, intocáveis, conseguem em alguns anos gerar uma pequena fortuna (de tempo ao tempo, só ele pode permitir a construção de algo grandioso).

Utilizando essa métrica do livro observei que hoje invisto cerca de 20% dos meus rendimentos mensais, mas vou me organizar para investir entre 25 e 30%. Para quem não é próximo, estou construindo uma carteira de investimentos baseada principalmente (mas não exclusivamente, pois diversificar garante a sobrevivência no mercado) em Fundos Imobiliários (FIIs), que pagam "alugueis" todos os meses (comecei ganhando em torno de 11 reais mensais e esse mês passei dos 200 reais mensais, pretendo atingir pelo menos 500 até o final de 2021). Eu gasto esse dinheiro recebido como dividendo? De jeito nenhum, aproveito para comprar novas cotas de FIIs.

E isso também é uma das regras do Ouro, encontre um serviço para seu ouro de maneira que ele trabalhe para você, e que, depois de um tempo, os filhos das suas moedas de ouro também trabalhem para você e sua fortuna cresça mensalmente. Isso hoje, milhares e milhares de anos depois, é o que conhecemos como a mágica dos juros compostos.

Pessoal, leiam o livro. É fantástico, vai ensinar muito a vocês sobre dinheiro, e é um grande passo para mudar a mentalidade de vocês sobre a construção de riqueza, independente do estágio em que vocês se encontram.

Dois trechos que gostei muito:


"Nenhum homem consciente permite que um ladrão roube seus tesouros" - pensem em tudo que, dia após dia, vocês permitem que roubem sua paz, sua concentração, seu bem mais precioso que é o seu tempo.


" Contarei de bom grado a vocês uma história - disse ele - que ilustra como a boa sorte pode chegar tão perto de um homem e quão cegamente pode ele permitir que ela escape, trazendo perda e remorso" - não existe sorte, ou se existe, ela só é aproveitada por aqueles que estão batalhando, trabalhando duro, e conseguem enxergas as oportunidades que batem na porta de todos nós.


O livro deixa bem claro uma coisa: não existe segredo. Seja para construir fortuna, seja para construir uma carreira sólida, para se tornar um profissional excepcional no que quer que você faça. Trabalho duro, constância, boa administração, se pagar antes de pagar tudo o que se precisar pagar em um mês. 

Não existe segredo, mas nunca será fácil. Trabalhem arduamente (em qualquer coisa que vocês trabalhem), sempre se aperfeiçoem, sempre busquem mais, sempre entreguem mais do que vocês são pagos para fazer. Seguindo esses passos, deem tempo ao tempo e observem o que vocês são capazes de construir.

Espero que gostem tanto quanto eu desse maravilho livro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário