Boa tarde pessoal,
Após entendermos um pouco sobre as células que compõem nosso tecido nervoso e como os neurônios se comunicam (sinapses), entramos agora na parcela mais anatômica do Sistema nervoso, onde vamos explorar além dos componentes (medula, cérebro, nervos, bulbo...) a morfologia e também a função específica de cada estrutura.
Gosto de começar o estudo pela medula espinhal (ou espinal, mais utilizado entre meus colegas anatomistas), por conta de um motivo muito simples: sem a medula, o Sistema Nervoso Periférico (nervos, terminações nervosas) e o encéfalo seriam praticamente duas estruturas corporais sem qualquer tipo de comunicação.
Qual o problema?
Que não mais sentiríamos o mundo, pois se as informações não chegam ao cérebro ele não as interpreta e não nos "mostra" o que acontece à nossa volta. Além disso, o componente motor se perderia, porque não adianta as regiões motoras do córtex conversarem com o cerebelo para planejar um movimento, se a informação não chega aos músculos, que por sua vez não se contraem, e o movimento simplesmente não existe além da imaginação.
Até aqui ok, vocês já tinham entendido tudo isso. Como faremos então a nossa aula de hoje?
Para essa primeira aula de neuroanatomia, sobre Medula Espinhal, vamos utilizar o conceito de sala de aula invertida. Eu disponibilizarei o conteúdo, e vocês construíram o conhecimento inicial sobre o tema sozinhos, através de uma atividade guiada aqui nessa matéria.
Na semana que vem, discutiremos como foi o desenvolvimento desse conhecimento através dessa metodologia ativa e eu farei o fechamento explicando os tópicos principais sobre a medula.
É muito importante que vocês foquem na realização da tarefa pois vamos discutir, também, sobre como vocês aprenderam os conteúdos nas aulas tradicionais que tivemos até agora e nas aulas com metodologias ativas.
O objetivo é responder à questão: seriam as metodologias ativas indicadas para o estudo da neuroanatomia?
Para começar, quais materiais vocês devem ler:
- Aqui no blog:
http://plantandociencia.blogspot.com/2020/10/medula-espinal-neuroanatomia-20.html
- Material disponível no portal acadêmico - slides da aula.
O que vocês precisam fazer:
- Fazer um mapa mental com as principais características anatômicas da medula espinhal.
Dicas:
https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/
https://www.canva.com/pt_br/graficos/mapa-mental/
https://www.mindmeister.com/pt/
Dos três sites acima, o primeiro é para entender o conceito de mapa mental, tem uma ótima explicação e um vídeo curtinho sobre como fazer um mapa mental. Os dois últimos são ferramentas digitais onde vocês podem criar um mapa mental.
O mapa mental pode ser feito em grupos de até 5 pessoas, e deve ser enviado via e-mail.
Para finalizar e validar a atividade, deixem um comentário aqui nesta matéria que reflete a opinião do grupo sobre o exercício em questão. Vocês acharam uma forma viável de se obter um conhecimento básico sobre a neuroanatomia da medula espinhal?
Me deem esse valioso feedback.
Bons estudos!