sexta-feira, 29 de maio de 2020

Educação em tempos de pandemia: o que estou aprendendo como professor?

Boa noite pessoal, todo mundo bem?

Tempos novos, com um novo "normal" aparecendo em nosso horizonte, novas exigências e, com elas, novas oportunidades estão aparecendo.

Como professor, sou grato por poder participar de um momento chave para o futuro da educação, onde temos uma oportunidade preciosíssima de repensar conceitos que já tem mais de um século.

Do dia para noite passamos de um modelo de aula presencial para um modelo de aula ao vivo, só que online, dentro de casa. Percebemos em poucas semanas como temos realidades distintas dentro de uma mesma sala de aula, dentro de uma mesma turma. 

Muitos alunos não possuem internet em casa, assistindo as aulas via celular, quando possuem internet 3 ou 4g. Isso parece normal para você? Como professor, o que você tem feito para suprir tantas necessidades diferentes? Como tem tornado as aulas mais atraentes?

Para refletir sobre as mudanças do ensino, da relação com os alunos, e outras reflexões sobre a educação na pandemia, recomendo a leitura do texto abaixo:


Porque a matéria de hoje é para agradecer meus alunos.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Vídeos para entender o Coronavírus

Boa noite pessoal, tudo bem?

Hoje posto uma sequência de vídeos para entender melhor o Coronavírus, ou CoVid19.

Para dar o passo inicial, assista ao vídeo abaixo, produzido pela Academia de Ciências de São José do Rio Preto, que mostra como nosso sistema imunológico responde à entrada de um vírus (pessoal, muitas outras informações existem nessa resposta, o vídeo é um resumo bem didático apenas):


O segundo vídeo, agora que já sabemos um pouco mais sobre a resposta imunológica à entrada de um vírus no nosso organismo, vamos entender um pouco sobre esse novo coronavírus (que pasmem, o nome fez com que o consumo da cerveja corona caísse 30% no período inicial de pandemia nos Estados Unidos. Gente, parece brincadeira mas é verdade isso!). 

Esse segundo vídeo é uma obra de arte na minha humilde opinião. É didático, informativo e foi muito feliz na sequência com que escolheu apresentar as informações. Apreciem e aprendam:


O terceiro e último dessa postagem é um vídeo retirado de um jornal do canal Cultura, falando brevemente sobre os testes para coronavírus:


Pessoal, esses três vídeos dão uma base boa de informações sobre a doença e sobre como se prevenir, cuidando da nossa saúde e da saúde das pessoas que amamos. 

Lembrem-se, é chato ficar em casa sim, mas é necessário. Respeitem as medidas adotadas. É chato, mas respeitem. Quanto mais respeitarmos, mais rápido retornaremos para o nosso "normal", mesmo que o novo "normal" seja bem diferente.

Tem muito conteúdo bom sobre coronavírus disponível de graça na internet. Procurem na página inicial do blog, deixei uma ótima dica de documentário brasileiro sobre a doença.

Bom aprendizado! =)

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Documentário Coronavírus - Linha do Tempo da pandemia

Boa noite pessoal,

Hoje venho trazer esse documentário, brasileiro, feito pelo time do Spotniks, que traça uma linha do tempo desde o surgimento do primeiro relato de Coronavírus até o cenário de um ou dois meses atrás, quando já vivíamos em um estado de Pandemia.

Uma pandemia, quem diria. 
Do nada, fomos obrigados à reclusão, à interiorização. Forçados a repensar nossa rotina, nosso trabalho, nossa forma de interagir. Em parte um desastre e em parte uma ótima oportunidade. Torço para que conseguimos sair dessa como uma sociedade melhor, com uma nova forma de pensar e agir.

Mas, será que alguém tem culpa nessa Pandemia? Não quero dizer em relação ao surgimento do vírus, mas sim à transmissão, à propagação. Pois do primeiro caso até a pandemia existe um abismo enorme.

Assistam o documentário e entendam, de forma mais clara, o papel da China, da OMS, e de todos os países em relação ao COVID-19.

Pessoal, ninguém acertou, aliás, só a Alemanha acertou na forma de lidar com a doença, e por isso até o futebol já voltou por lá.


Após assistir, responda nos comentários: A China e a OMS foram negligentes no processo? Por conta dessa negligencia, seriam as duas "instituições" culpadas pela Pandemia?

Bom documentário!

domingo, 17 de maio de 2020

Cerebelo e Motricidade 2.0

Boa tarde pessoal,

Resolvi fazer a versão 2.0 da matéria Cerebelo e Motricidade, uma atualização da matéria publicada em Outubro de 2019.

Como o cerebelo influencia na manutenção do nosso equilíbrio? Você já ouviu falar de aprendizado motor? E a neuroanatomia de tudo isso? Onde o cerebelo se encontra, com quem se conecta? 

Tudo isso esclareço nos próximos parágrafos, com um texto baseado no Livro Neuroanatomia Funcional, do Machado.

Situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, o cerebelo também participa da formação do IV ventrículo (teto). Como mostra a figura abaixo. 


Observem as estruturas grifadas em vermelho. Vão ajudar a entender melhor a anatomia do quarto ventrículo e sua relação com o cerebelo e com as estruturas do tronco encefálico. Além disso, vale ressaltar o papel do aqueduto do mesencéfalo, responsável por comunicar o terceiro e o quarto ventrículo.

O cerebelo repousa sobre a fossa cerebelar do crânio, e é separado do lobo occipital do cérebro por uma camada de dura-máter (meninge), conhecida como Tenda do Cerebelo.

Observem as figuras abaixo. 

A primeira, retirada do site Anatomia Online, mostra a base do crânio, observem a fossa cerebelar. O que podemos ver com mais detalhes na figura do Netter, em seguida. Ambos, apontados com fossa posterior do crânio e suas estruturas.

A terceira, retirada do Atlas de Anatomia Patológica da Unicamp, mostra a tenda do cerebelo:

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Documentário - O fantástico mundo dos hormônios

Bom dia pessoal,

Que tal enriquecermos nosso conteúdo sobre o maravilhoso mundo dos hormônios, que regulam o funcionamento do nosso corpo, assistindo a um bom documentário?

Obrigado BBC, materiais assim são sempre bem vindos!

Ao final do documentário, entenda como substâncias tão pequenas, produzidas em pouca quantidade, afetam todo o nosso organismo e são alvo de inúmeras pesquisas ao redor do planeta.

Notem que tudo é interessante: as funções, os efeitos, a falta (rapidamente visível pelos sintomas característicos). São produtos magníficos da grande fábrica corpo humano.

Espero que gostem:



Quem assistiu, comenta aqui em baixo, como você enxerga, após o documentário, o papel do Sistema Endócrino no funcionamento do nosso organismo? Associe com suas atividades diárias, com sua rotina, eles possuem influência? Dê sua opinião.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade Imunologia Clínica - "Trilha do Conhecimento"

Bom dia pessoal,
Hoje venho para falar um pouco de um novo modelo de atividade, para ser aplicado em sala de aula, que venho desenvolvendo nesses tempos de Pandemia.

Dei o nome bem bobo de "Trilha do Conhecimento", prometo que vou melhorar, mas por enquanto é esse mesmo. No que consiste esta trilha?

Vou utilizar o exemplo da atividade desenvolvida para a Imunologia Clínica. Na aula de hoje, daremos início à parte clínica da disciplina, através da apresentação dos fundamentos do diagnóstico imunológico.


Visando uma metodologia mais ativa de aprendizagem, com menos influência minha como professor e mais "mãos à obra" do aluno, construí um arquivo de Word que contém:

- Introdução: como acontecerá a atividade e os temas abordados;
- Objetivos: é muito importante o aluno ter bem descrito quais os objetivos da atividade. Isso também apresento na aula, antes do início da atividade.
- O que o aluno deve entregar - tipos de respostas, forma como deve ser apresentada, onde deve me enviar (agora em tempos de pandemia) o trabalho realizado.
- Dicas de como funciona a atividade.

Após essa introdução, caímos na atividade propriamente dita. Dividi a atividade em 5 etapas.

Uma etapa introdutória, com dois materiais em texto e um vídeo, dando um contexto geral sobre o diagnóstico imunológico, sendo que um deles aborda o Covid19, tema mais que atual (aliás, transmissão ao vivo).

Segunda, terceira, quarta e quinta etapas, cada uma com seu respectivo teste. Comecei com o Teste de Aglutinação, seguido pelos Imunoenzimáticos, mais especificamente ELISA, seguido do Imunocromatográfico e um último tópico sobre Intradermoreações. Em todos os tópicos, exceto no último, após disponibilizar os materiais (textos, artigos e vídeos explicando e exemplificando), desenvolvi questões a serem respondidas acerca do conteúdo apresentado, como definir o teste e seus subtipos, aplicações.

Eu, particularmente, gostaria de ter passado por mais experiências deste tipo, onde preciso construir o conhecimento de forma mais ativa. Tive boas experiências nesse formato apenas na segunda graduação, na Licenciatura em Ciências Biológicas.

Como forma de retorno, ou seja, para obter um feedback sobre a qualidade da atividade e sua aplicação (viável ou não viável), pedi para os alunos deixarem a opinião após responder aqui no blog, nos comentários dessa postagem. Assim, vocês leitores também podem observar a reação dos alunos, e eu, como professor e desenvolvedor da atividade, consigo melhorará cada vez mais para conseguir cumprir seus objetivos.

Agradeço desde já os comentários, e, ressalto, como na atividade, que os comentários não valem nota e não terão interferência sobre a nota, logo, vocês podem ser sinceros acerca de gostar ou não da atividade, de o modelo ser útil ou não para ser aplicado pelo menos uma vez dentro da disciplina e pontos fortes e fracos da mesma.

Muito obrigado!

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Fisiologia Cardíaca - Parte 2

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Hoje apresento para vocês a segunda parte do Fisiologia Cardíaca 2.0. 2.0 porque existe uma matéria original, que escrevi em Abril de 2019. Peguei ela, repaginei e estou publicando em duas partes, esta é a segunda.

O link para a primeira parte está aqui:

Na aula de hoje nós focamos nos mecanismos que atuam regulando a frequência e o débito cardíaco, garantindo um bom funcionamento do coração e, consequentemente, de todo o nosso organismo.



Débito Cardíaco:

Volume de sangue bombeado pelo coração em um minuto.

Em repouso, o coração bombeia algo entre 4 e 6 litros de sangue por minuto. Já durante o exercício, isso pode aumentar em até 7 vezes.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade - Fisioterapia - Parte 1 AP2

Bom dia pessoal, tudo bem?

A primeira parte da nossa AP2 deve ser realizada aqui no blog, utilizando os links disponíveis e respondendo às questões nos comentários desta matéria. Não esqueçam de colocar o nome completo e NÃO precisa colocar o RA, apenas o nome completo. Essa etapa vale 2,0 pontos.

Para fecharmos o nosso estudo sobre o córtex cerebral e suas funções, separei uma matéria que escrevi sobre o Sistema Límbico, sistema formado por estruturas do nosso cérebro que tomam conta das nossas emoções. 


Além disso, na matéria sobre o sistema límbico, uma parte é dedicada ao Córtex Pré-frontal, que, apesar de não compor o Sistema, é o local da tomada das nossas decisões, da nossa personalidade, da busca por nossos objetivos e está em contato direto com o Sistema Límbico, modulando-o e sendo modulado por ele.


Para ver a relação do Sistema Límbico como Córtex Pré-Frontal é só lembrar como seus sentimentos afetam seu humor, por exemplo. Ou como, com muito foco ou com muita vontade, conseguimos controlar nossos impulsos durante  um surto de raiva, o que entraria no quesito de inteligência emocional.

Aproveitem a leitura para aprender novos conceitos e novas funcionalidades do nosso cérebro. 


Após a leitura, responda:

- Quais as principais funções da Amígdala? 
- Qual a principal função do hipocampo?
- Cite um exemplo de uso diário do córtex pré-frontal.

Boa atividade pessoal.
Qualquer dúvida estou a disposição.

sábado, 9 de maio de 2020

Dica de Livro 8 - O pequeno príncipe

Bom dia pessoal,
Nesta época de isolamento social, nada melhor do que retomar ou fortalecer, ou quem sabe até mesmo desenvolver, o hábito de leitura, certo?

Já discutimos aqui no blog a importância de ler (livros, revistas, sites, artigos científicos, jornais....) para um melhor desempenho do nosso cérebro, da nossa memória, da nossa concentração. Enfim, importante para manter nosso cérebro jovem, independente de nossa idade.


Separei alguns livros para ler ou reler nessa nova etapa e, dentre eles, escolhi o pequeno príncipe, que devo ter lido a primeira vez em 2018 ou 2019.


Esta obra maravilhosa, escrita por Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, é rica em metáforas e em ensinamentos. A capa acima é exatamente igual à edição que tenho aqui em casa, da editora Escala, mas existem centenas eu acho.

Com uma linguagem simples, o autor conta a história desse garotinho tão curioso, "que nunca renuncia a uma pergunta feita". Um livro infantil que tem muito a ensinar para crianças e adultos, vale o breve tempo de leitura e as reflexões que ela trará.


Vou transcrever algumas passagens que me marcaram neste segundo contato com a obra (observação, como nossa "visão" muda com o passar do tempo e acréscimo de experiências, não é mesmo?):

"As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, sempre e sempre estar explicando."

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Live - Boas práticas na educação online

Bom dia pessoal,
ontem aconteceu uma coisa bem legal, fui convidado para a minha primeira Live no Youtube e no Instagram.

A convite da Faculdade de Americana (FAM), eu e a professora Caroline Belomo batemos um papo com o professor Eryvelton Baldin, sobre o que estamos fazendo em nossas aulas online, visto que como todas as pessoas, fomos pegos de supetão e de um dia para o outro tivemos que reorganizar nossos modelos de aula, em algumas matérias até o próprio plano de ensino.

Foi um bate papo muito agradável, de onde saíram várias dicas interessantes e até fizemos ao vivo, o teste de um bom aplicativo para ser utilizado em sala de aula, visando aquilo que chamamos dentro das metodologias ativas de Gameficação.

Espero que gostem e que consigam retirar bons insights:


Foi um prazer enorme participar desta conversa!

Alguns pontos interessantes:
- Necessidade de adaptação, uma coisa que sempre falamos por aqui, nosso cérebro tem uma capacidade maravilhosa de se adaptar, conhecida com plasticidade neural.
- Necessidade de empatia, do professor com os alunos e dos alunos com o professor, uma vez que novos tempos trazem dificuldades para todos os envolvidos, todos estamos no mesmo barco.
- Inovação, quem não inova morre, e, quem parar agora durante a crise, vai demorar muito mais para retomar depois. Continuem lendo, estudando, se exercitando, estejam sempre preparados para qualquer cenário.
- Jogo de cintura dos professores, pois, na sala de aula, presencial ou online, temos que nos virar, seja para explicar o conteúdo de outra forma quando o aluno não entende, seja negociar novos modelos, trazer novas propostas. É uma das coisas mais interessantes e bonitas para mim na profissão.

Pessoal, espero que gostem do vídeo. Tem muita informação legal.
Um abraço!!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Fisiologia Cardíaca - parte 1

Boa tarde pessoal,
Na aula de hoje vamos aprender um pouco sobre a fisiologia cardíaca.

Esse conteúdo foi retirado e atualizado a partir da aula de Fisiologia Cardiovascular aqui do blog, que publiquei originalmente em 24 de Abril de 2019.


O coração, como representado na figura abaixo, é formado por duas bombas distintas, uma direita (que bombeia sangue para o pulmão) e uma esquerda (que bombeia sangue para o resto do corpo). 

Cada uma dessas porções possuem duas divisões, um átrio e um ventrículo. A função do átrio, em ambos os lados, é receber o sangue e enviá-lo ao ventrículo. O ventrículo, por sua vez, possui uma contração mais vigorosa, capaz de enviar o sangue para a circulação pulmonar (ventrículo direito) ou para a periferia do corpo (ventrículo esquerdo).


Mecanismos especiais no coração promovem uma sucessão contínua de contrações cardíacas, o que na Fisiologia recebe o nome de Ritmo Cardíaco, transmitindo potenciais de ação pelo músculo cardíaco, causando os batimentos rítmicos característicos do nosso coração.

Fisiologia do Músculo Cardíaco: