Bom dia pessoal, como vocês estão?
Hoje vou falar um pouco sobre o segundo livro lido no ano de 2020, "O poder da autorresponsabilidade" do Paulo Vieira.
Para quem não conhece o autor, o Paulo Vieira se encontra nos mais diversos canais hoje em dia, sendo muito forte no Instagram e no Youtube. Ele é o fundador do que chama de a maior escola de Coaching no Brasil, a Febracis, e atingi milhares de pessoas mensalmente com seu curso chamado de Método CIS (coaching integral sistêmico). Ouçam um podcast ou vejam um vídeo dele falando, eu particularmente gosto bastante, são palavras e metodologias que podem te ajudar a evoluir.
Mas, voltando para o tema da matéria, o livro.
É um livro de 180-190 páginas, porém um livro naquelas edições de bolso, um livro pequeno, o que torna, junto à ótima escrita, uma leitura fácil e prazerosa. Recomendo e muito.
O termo abordado no livro, a autorresponsabilidade, nada mais é do que você assumir a responsabilidade sobre sua situação de vida atual, você assumir que foram as suas escolhas, as suas decisões que te trouxeram e te deixaram exatamente no local onde você está.
Se você está fora de forma, foram suas escolhas que determinaram isso. Se você está sem dinheiro, suas escolhas que te deixaram assim. Se você está muito feliz pois conquistou um diploma ou um aumento de salário / promoção no emprego, tenho certeza que foi fruto de muito esforço da sua parte, novamente, fruto de suas escolhas.
O autor aborda frequentemente a necessidade de pararmos com a vitimização: não consigo um bom emprego porque não analisaram direito o meu currículo. Não tenho dinheiro porque o país está em crise. Não tenho uma pessoa porque ninguém presta. Para! Vitimização é um dos grandes maus da nossa época. As pessoas não se responsabilizam mais por seus erros, por suas escolhas ruins.
O que vivemos hoje é fruto do que plantamos lá atrás, enquanto o que vamos viver no futuro (próximo ou distante) será fruto das sementes que estamos plantando hoje.
O Paulo Vieira começa o livro contando um pouco da sua trajetória, dos 13 anos em que passou apertado, assumindo para si a "culpa" da situação ruim, assumindo que foi fruto de suas escolhas. Continua ajudando a pessoa a Identificar seu estado atual e, a partir dai, discorre sobre o que considere um caminho universal para a pessoa atingir o sucesso.
Um ponto de destaque são as seis leis da autorresponsabilidade:
- Calar-se em vez de criticar;
- Dar sugestão em vez de reclamar;
- Buscar a solução em vez de buscar culpados;
- Fazer-se vencedor em vez de vitimizar-se;
- Aprender com os erros em vez de justificá-los;
- Julgar as atitudes, e não as pessoas.
O livro é didático, simples de ler e muito útil, principalmente para aqueles que ainda sofrem com o processo de vitimização.
A baixo, um vídeo postado pelo próprio autor de uma historinha explicando os ensinamentos do livro.
Outro livro do Paulo Vieira muito conhecido é "O Poder da Ação", que também recomendo a leitura.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário