quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dica de Livro 6 - A riqueza da vida simples

Bom dia pessoal, como vocês estão?

A Dica de Livro de hoje é do terceiro livro que leio em Janeiro, "A Riqueza da Vida Simples", do grande mestre de finanças brasileiro, Gustavo Cerbasi. Leitura mais que recomendada, aproveitem.


Gustavo Cerbasi é uma pessoa admirável, na minha opinião. É um cara inteligente, focado em sua família, entende muito de finanças e colabora com a educação financeira do Brasil, de uma forma didática e mais acessível ao público geral. 

Autor de outros livres famosos, como o "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" e "Como Organizar sua Vida Financeira".

O livro deste post, fala de uma maneira fácil sobre alguns pontos importantes de educação financeira, com intuito de mostrar ao leitor que, independente do quanto você ganha, é possível se organizar para atingir objetivos financeiros. O foco do livro é no padrão de vida, falando até de Minimalismo, mas não se engane, pois em momento algum ele trata de um processo de empobrecimento, mas sim de comprar e utilizar aquilo que é realmente necessário para nossa vida. Comprar aquilo que realmente vamos utilizar, que será útil. 

Dois pontos importantíssimos dessa visão minimalista, abordada principalmente do meio para o final do livro, são que, a redução no consumo desenfreado, característico de países mais desenvolvidos (como os EUA), é benéfico para o nosso bolso e para o nosso planeta. Menos desperdício é igual a menos lixo, reflitam.

Vou deixar aqui abaixo alguns trechos que achei bem legal do livro:

"Conquistar um grande sonho não deve ser resultado de privação, mas sim de uma construção. Quanto mais você vive seu sonho, mais entende da construção dele e consegue de forma mais intensa fazer com que ele seja parte da sua vida" - um ótimo parágrafo que nos diz o que? Que nos privarmos de tudo vai, na grande maioria dos casos, nos fazer desistir do plano. Serve para a parte financeira e para todas as outras da nossa vida!

" A atitude minimalista envolve deixar de gastar com o que não tem utilidade duradoura para concentrar o consumo naquilo que é realmente importante... De deixar de comprar simplesmente pela rotina de comprar, como aquele impulso que a maioria das pessoas sente ao sair de uma tração turística direto na loja de suvenires." - ele e a esposa denominaram esse tipo de compra como "Berimbau", típica coisa que você compra no calor da emoção e encosta em casa.

Outro ponto abordado no livro que vale uma pesquisada extra no google é o conceito de Economia Circular. 

Era isso que queria comentar pessoal, um ótimo livro.

Fica abaixo um videozinho do autor, que é bem ativo em suas redes sociais (eu tenho ele no Instagram), falando um pouco sobre o livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário