sábado, 31 de janeiro de 2026

Neuroplasticidade

Bom dia, pessoal!

Fechando a série de vídeos que valem a pena ver (ou rever, para meus alunos e para aqueles que já são da casa), esse último vídeo da série fala sobre Neuroplasticidade, talvez a característica mais fantástica do nosso cérebro.

Por muito tempo, acreditou-se que o cérebro era imutável. Que amadurecia até determinando ponto, e perdia, inclusive, a capacidade de aprender. Porém, as descobertas foram mostrando que não era nada disso, até porque, se fosse assim, um trauma jamais seria superado, hábitos jamais poderiam ser mudados, lesões jamais seriam recuperadas, como um AVC, por exemplo.

Chamamos de neuroplasticidade porque é basicamente isso, o cérebro é plastico, e não que seja de plástico, mas no sentido de que vai se moldando de acordo com o que vamos fornecendo para ele. Como o clássico exemplo que uso em sala de aula: se só oferecermos merda, ele vai se desenvolver como merda, cognitivo prejudicado, fala pobre, pensamentos de baixa qualidade... Se oferecemos bons conteúdos, ele vai se desenvolver como um cérebro mais atento, mais criativo, mais capaz de formar memórias de longo prazo. Ou seja, a responsabilidade é nossa. 

Livros são o carro chefe para esse desenvolvimento de qualidade, abuse deles.

Mas chega de Bruno, segue o vídeo:


Resumindo:

- hábitos e comportamentos podem ser mudados, mesmo que não seja fácil

- Você consegue melhorar e bastante suas funções cognitivas, exercício aeróbico e meditação, por exemplo, auxiliam drasticamente na atenção. Mais atenção, mais memória, simples!

Use e abuse do seu cérebro, os frutos serão excelentes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário