Boa tarde pessoal,
nessa matéria de hoje vamos falar um pouco sobre Demências.
Acho que o primeiro passo para um bom entendimento do assunto, é definir o termo Demência, visto que a palavra carrega um tom pejorativo em nossa sociedade, associada à ideia de loucura.
De uma maneira bem simples, demência pode ser definida como qualquer declínio intelectual de uma pessoa, mas comum em pessoas idosas. É uma doença mental que reduz a capacidade da pessoa interagir adequadamente com o meio ambiente que a cerca, e os sintomas podem variar de prejuízos na memória (recente principalmente), desorientação espacial e temporal, mudanças súbitas de comportamento, dificuldades de raciocínio, dentre muitas outras.
Uma variedade de sintomas e prejuízos indica que as demências podem ser causadas por muitos fatores. Algumas são irreversíveis, como a derivada da Doença de Alzheimer e da Doença de Parkinson. Outras, como as que abordaremos aqui nesta matéria, são tratáveis, como a derivada do abuso de álcool e drogas, a por deficiência de vitaminas do complexo B, dentre outras. Hoje, no país e no mundo, a doença de Alzheimer está entre as causas mais comuns de demência em pessoas idosas.
Para facilitar mais o entendimento de vocês, sobre o que é uma Demência, segue um vídeo curto do Dr Drauzio Varella:
https://www.youtube.com/watch?v=LIcre9kPyLA
Bom, após aprendermos o que é, vamos falar um pouco mais sobre as demências tratáveis:
Primeiro, como o próprio nome diz, elas são tratáveis, ou seja, o déficit intelectual pode ser revertido.
Uma das características que levam médicos a investigar melhor a origem da demência é a idade do paciente, uma vez que, raramente, a demência na fase adulta ou ainda mais jovem é derivada de uma doença neurodegenerativa como o Alzheimer ou o Parkinson.
Tipos de demências tratáveis:
1. Doença Metabólica com Encefalopatia: aqui, o declínio intelectual é causado por uma doença metabólica, e pode ser dividido em endógena (excesso ou escassez de um hormônio, como o da tireoide, por exemplo) ou exógena (deficiência de vitamina B12). Quatro características são comuns a este tipo de demência: diminuição do alerta, asterixe, fuga de ideias e variabilidade intelectual ao longo do dia. Causas comuns deste tipo de demência, muitas vezes transitória, é o consumo exagerado de álcool e de alguns narcóticos, como a cocaína.