sábado, 21 de fevereiro de 2026

Transporte através da membrana celular - Gifs que facilitam o estudo

Olá, pessoal!
Boa tarde.

Esse material é um material de apoio para meus alunos do curso de Fisiologia Humana, disponível lá no Kiwifi.

Dentro do módulo 2, no começo da disciplina de Fisiologia, nós voltamos nossos olhos para entender, em detalhes, o que compõem e quais as funções da Membrana Celular, a famosa Bicamada Lipídica. 

Após construir essa base, conseguimos entender como as substâncias conseguem entrar e sair de nossas células. Traduzindo: como o oxigênio, essencial para nossa sobrevivência através do seu uso na respiração celular, consegue entrar lá pelos pulmões e chegar até dentro da mitocôndria, em todas as células do nosso organismo!

Mas Bruno, porque esse material? Se o material do curso está excelente em todas as informações necessárias?

Pelos GIFS!
Eles não se movimentam no PDF, e esses que uso em sala de aula ajudam, e muito, no aprendizado dos tipos de transporte que ocorrem através da nossa membrana celular.

Mas vamos por partes!

O primeiro Gif, uso para demonstrar uma característica bem interessante da membrana, a sua fluidez. Quando estudamos em suas funções que ela protege os componentes internos da célula, ajuda a dar o formato da mesma e ainda seleciona quem entra e quem sai, temos a impressão de que ela é rígida, mas o colesterol junto aos fosfolipídios tornam esse cenário bem diferente:


O segundo Gif demonstra pontos importantes sobre os tipos de transporte que ocorrem através da membrana: Os que estão a favor da gravidade (e aqui, traduzimos como a favor do gradiente de concentração, que nada mais é que a molécula saindo do lado onde está mais concentrada para o lado que está em menor quantidade), sendo uma sem ajuda, que é a difusão simples, uma com carrinho, representado a difusão facilitada e seus carreadores, e, por último, um automóvel com combustível, mostrando que, quando a molécula vai contra seu gradiente de concentração, ou seja, do lado menos concentrado para o lado mais concentrado, ela precisa de um empurrãozinho, e esse empurrãozinho é a energia liberada na quebra do ATP.

O terceiro e o quarto Gif mostram como ocorre a difusão simples e a difusão facilitada, e vale ressaltar que, em ambos os casos, a substância está indo a favor do seu gradiente de concentração, ou seja, do lado que tem mais para o que tem menos. O que difere as duas é que a facilitada precisa de um transportador (proteína), enquanto na simples, a substância passa diretamente entre os fosfolipídios:




Achei que eram dois, mas eram três, rs!

Os dois últimos nos contam mais sobre o transporte ativo, em particular, o transporte ativo primário. O primeiro, com uma representação mais abrangente. mostrando como esse tipo de transporte precisa de uma proteína transportadora e também a quebra do ATP, que gera a energia necessária para enviar substâncias contra o seu gradiente de concentração. Já o segundo, vai mais a fundo e mostra especificamente o mais famoso dentre os transportes considerados ativo primários, a famosa bomba de sódio e potássio:





Bons estudos meu povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário