Bom dia, pessoal!
Estudando psicanálise, me deparei com um tema extremamente interessante e sensível: é necessário entender o papel das minhas crenças, das minhas experiências e dos meus próprios traumas, para poder analisar, sem julgamentos ou interferências do Bruno em si, nas reflexões e descobertas do próprio paciente.
O foco da terapia sempre será o paciente, mesmo quando os traumas dele serão parecidos com os meus, mesmo que eu não esteja passando por um período fácil da minha vida, independente de qualquer fator pessoal, o foco é na evolução do paciente. Fantástico, real e extremamente desafiador. Gostei, rs.
Em meio a essas reflexões iniciais, aproveitei para estudar os tópicos de Filosofia e Antropologia, duas das disciplinas que mais podem nos ajudar no processo de autoconhecimento, na reflexão sobre a forma como enxergamos e interagimos com o mundo, na forma de entender como cada pessoa é seu próprio universo e, que sua cultura e crenças variam de acordo com o local onde nasceram, onde vivem atualmente...
Cada pessoa é um universo, e cada um desses universos humanos enxergam o mundo de formas completamente diferentes, exigindo, para um bom convívio social e construção de uma sociedade mais saudável mentalmente, o conhecimento filosófico e antropológico nos permite enxergar com mais sabedoria e empatia o universo humano, seja individual ou social.
Outro ponto que me chamou muito a atenção e me trouxe reflexões foi o fato de pensadores como Sócrates, Aristóteles e Platão, terem construído idéias e princípios que permeiam a intelectualidade humana até hoje! Teorias e ideias que sobreviveram a mais de 2 mil anos de modificações nas culturas, saberes e sociedades em geral. Qual legado você está construindo? Você tem seguido seus sonhos e eles estão alinhados com melhorias positivas na sociedade em que vivemos?
Interessante também os focos dados pelas escolas de filosofia ocidentais e orientais, onde, particularmente, me identifico mais com os objetivos de estudo da oriental, dando enfoque mais à natureza da mente, da consciência, e como o autoconhecimento pode colaborar tão diretamente para uma melhor manutenção da saúde mental.
as reflexões avançam conforme avanço no andamento do curso, agora começa a saga do TCC, o último que fiz foi em 2014, rs. Porém, a meu favor, fui professor e orientador de TCC de 2018 a 2022, então bora, rs.
Ótima semana e reflexões, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário