terça-feira, 20 de setembro de 2016

Farmacocinética e Farmacodinâmica

Boa noite pessoal, nesta primeira postagem vou falar sobre a diferença entre Farmacocinética e Farmacodinâmica.

Quando um fármaco entra no corpo, o organismo começa imediatamente a processá-lo, através da Absorção, Distribuição, do Metabolismo (biotransformação) e da eliminação. Todo esse processo recebe o nome de Farmacocinética, que é uma parte da farmacologia.

O fármaco também atua no organismo, uma interação para qual o conceito de receptor é fundamental, pois o receptor é responsável pela seletividade da ação farmacológica e pela relação quantitativa entre o fármaco e seu efeito. Os mecanismos de ação do fármaco são os processos conhecidos como Farmacodinâmica.

Logo, o período de ação terapêutica do fármaco no organismo pode ser entendido por sua farmacocinética e farmacodinâmica. 

Pra não esquecer:
  • Farmacocinética: a grosso modo, é o destino do fármaco no corpo após sua administração. O que envolve as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.
  • Farmacodinâmica: estudo das ações e dos efeitos de fármacos e seus mecanismos de ação no organismo. Associado diretamente com o conceito de receptor celular.


Obrigado pela atenção! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário