quinta-feira, 10 de junho de 2021

Atividade Avaliativa - Sistema Endócrino

Boa tarde pessoal,

Nosso último conteúdo dentro da Fisiologia Humana é o Sistema Endócrino, suas glândulas e seus preciosos produtos conhecidos como hormônios.

Talvez vocês não se lembrem, mas nós falamos sobre hormônios em nossa primeira aula, lá no comecinho do semestre. 

Sim, quando construímos um dos conceitos básicos da Fisiologia, a Homeostase, falei para vocês que os dois principais sistemas envolvidos nesse controle, em todo esse processo de regulação das nossas funções corporais, eram Sistema Nervoso, que já discutimos extensamente ao longo do semestre, e também o Sistema Endócrino e seus hormônios.

Observem na figura abaixo as principais glândulas do sistema endócrino (faltou, na minha opinião, a Pineal):

Não existe muito segredo no funcionamento das glândulas: todas elas possuem células que produzem e secretam os hormônios. substâncias minúsculas que caem em nossa corrente sanguínea e vão agir nos mais diversos pontos do nosso corpo. Aha, tem um conceito indispensável aqui, o conceito de receptores.

Como os hormônios sabem em qual local devem agir? As células que são ditas sensíveis a determinado hormônio são as células que possuem receptores capazes de ligar o hormônio e traduzir a mensagem que ele carrega para que a célula consiga entender e executar as ordens.

Sem o receptor, a célula seria incapaz de entender a mensagem do hormônio, não gerando qualquer tipo de alteração no funcionamento da célula.

Gosto muito da figura abaixo para mostrar essa relação:



Ok, mas o que vocês precisam fazer como atividade avaliativa?

- Passo 1: assistir ao documentário abaixo:


Para quem estiver no celular e o vídeo não aparecer, pode usar o link:



- Passo 2:
Escrever um resumo, em forma de texto, com os principais pontos abordados no documentário.

Fácil, não?

Nem tanto.

Para finalizar a discussão, vocês devem escolher um hormônio (ex: testosterona, cortisol, insulina, melatonina, estrógeno, progesterona, hormônio da tiroide - T3 e T4, GH...) e discutir sobre seu mecanismo de ação e as principais doenças relacionadas a este hormônio (quanto existe muito e quando existe pouco hormônio).

A atividade pode ser realizada individualmente ou, no máximo, em duas pessoas. 

Deve ser enviada via e-mail.

Bons estudos!

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