Bom dia pessoal,
Espero que esteja tudo certo por ai.
Voltando (lentamente) à rotina habitual de estudos, comecei a organizar os Planos de Ensino das disciplinas que vou ministrar nesse primeiro semestre de 2021.
Montar um bom Plano de Ensino, com antecedência e calma, organizando aula por aula, elaborando atividades e avaliações, permite o desenvolvimento de um semestre mais calmo (talvez menos turbulento represente melhor), e, pelo menos no meu caso, me permite buscar outras fontes de conhecimento antes de cada aula semanal, o que garante um upgrade considerável na qualidade das aulas.
Além disso, o professor merece ter sua vida facilitada, principalmente em épocas de correção de provas e trabalhos, tarefas que exigem um tempo absurdo e desgastam bastante.
Os alunos, tão importantes quanto, merecem uma disciplina muito bem organizada, pensada e repensada para permitir um aprendizado de qualidade e uma retenção do conteúdo mais eficaz. Seja você de uma universidade particular ou pública, cobre de seus professores a apresentação do plano de ensino. Aliás, a primeira aula, além de servir para conhecer a turma e dar demonstrações de como vai correr o semestre, é essencial que o plano seja destrinchado pelo professor e que as principais datas registradas pelos alunos, evitando futuras dores de cabeças para ambos os lados.
Pensando nisso, resolvi já adiantar para vocês o que vocês verão com mais frequência aqui no Plantando Ciência nesses primeiros 6 meses do ano:
- Neurociência - claro, como sempre, mas a nível de disciplina: Neuroanatomia e Psicofisiologia.
- Fisiologia - já existe muito material (procurem pelo marcador Fisiologia), mas vem coisa nova boa e atualização de materiais antigos.
- Bioquímica Básica e Bioquímica Clínica: Bioquímica clínica já tem bastante coisa, mas muito material novo será acrescentado. Já a Bioquímica Básica é o que chamo de disciplina desafio do semestre, uma disciplina difícil que ainda não ministrei.
- Algumas novidades sobre TCC, uma disciplina que ministro já a alguns semestres e que observo dificuldades semelhantes em todas as turmas. Assim, vou preparar vídeos e materiais com dicas básicas para ajudar no desenvolvimento do famoso Trabalho de Conclusão de Curso.
Para quem já é de casa, saiba que esse ano será incrível, com muito conteúdo de qualidade.
Para quem é novo, seja bem-vindo, corra um pouco pelas páginas mais antigas e assista a vídeos e leia textos que podem mudar a maneira como vocês enxergam o funcionamento do nosso corpo e principalmente o funcionamento do nosso cérebro. É uma jornada sem volta, mas que pode melhorar drasticamente sua qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário