quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Botox - 10 dúvidas mais comuns

Boa tarde pessoal,
hoje quem comanda a postagem aqui é a senhora minha esposa, Dra. Andreia, que vem desenvolvendo um trabalho sensacional nas áreas de odontologia (ortodontia) e estética.


Querendo compartilhar mais do seu grande conhecimento na área, ela resolveu falar sobre as dúvidas mais frequentes que aparecem em seu consultório ou em suas redes sociais sobre o famoso Botox. Mas aqui, botox é tudo igual? Quem pode fazer? Tem contra-indicações? Quanto tempo dura? 

Aproveite o conteúdo abaixo:




1 - A aplicação tem efeito imediato? 
Não. 
Os primeiros efeitos do botox podem ser notados de 3 a 5 dias após a aplicação. O efeito esperado aparece em 15 dias, quando realizamos o retorno do paciente e julgamos se é ou não necessário fazer um retoque do produto 

2 - A aplicação dói? 
Não. 
Usamos 3 métodos de controle da dor. O primeiro é uma pomada anestésica de fórmula manipulada e controlada. O Segundo é o uso de gelo antes da introdução da agulha. O terceiro é uma agulha importada ultrafina. 

3- Quanto tempo dura o efeito?
A duração do resultado pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa. Em média, a durabilidade vai de 4 a 6 meses. Pessoas que praticam atividades físicas intensas, tem durabilidade menor do produto. Outro fator que está associado a ineficácia da toxina é a deficiência de zinco. 

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas na população brasileira

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje venho trazer uma matéria que é uma dica valiosíssima de leitura. O terceiro levantamento nacional sobre o uso de drogas na população brasileira, uma parceria muito boa e produtiva entre o Instituto Fio Cruz e a Secretária Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD).

Um relatório rico em informações que mostram muito bem os hábitos da população brasileira em relação ao consumo de drogas.

Antes de apresentá-lo a vocês, gostaria de esclarecer uma coisa. Quando utilizamos o termo drogas, muitas pessoas pensam apenas em crack e cocaína (as drogas ilícitas), mas álcool, cigarro, medicamentos e até a cafeína podem ser considerados drogas, ainda mais quando utilizados em excesso.

Vocês sabiam que, anualmente, o álcool trás mais prejuízos para a saúde pública brasileira que a maconha e a cocaína juntas? Vocês sabiam que a chance de uma pessoa que usa cocaína desenvolver uma dependência fisiológica ou psicológica é menor do que 15%?

Segue o link do relatório:

Vou colocar alguns gráficos do Relatório que achei interessante, que mostram o número enorme de brasileiros que consomem álcool. Outro que mostra que homens utilizam mais drogas ilícitas que as mulheres (muito mais), e outro que mostra o abuso de medicamentos na população.

Aproveitem esse conteúdo, é muito valioso:


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Farmacologia - Fármacos Cardíacos e Renais

Boa tarde pessoal,

Essa matéria é referente a um exercício desenvolvido para a disciplina de Farmacologia, mais especificamente sobre fármacos cardíacos e renais.

Vou disponibilizar uma aula em slide aqui em baixo:


Após estudar os slides, tente responder as perguntas abaixo:


  1. Existem fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial?
  2. Qual a relação entre obesidade e hipertensão? E a relação entre Diabetes e hipertensão?
  3. Por que uma diminuição da pressão arterial ativa o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona? Como a Aldosterona contribui para elevar a pressão arterial (PA)?
  4. Por que o aumento da diurese altera a pressão arterial para menos (causa uma diminuição da PA)?
  5. Como os agentes simpaticoplégicos agem para diminuir a pressão arterial?
Era isso pessoal.

Para os alunos do curso de Biomedicina, de Farmacologia, lembrem-se de postar as respostas, individualmente, via Portal Acadêmico, para que a atividade seja validada e uma nota possa ser atribuída.

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Anticoncepcionais Orais

Bom dia pessoal,
Hoje vamos falar um pouco sobre o método contraceptivo (para evitar a gravidez) mais utilizado em todo o mundo, os anticoncepcionais orais.


Para começar a nossa discussão, como agem as pílulas anticoncepcionais?

O ciclo hormonal da mulher, o que conhecemos como ciclo menstrual, dura em torno de 28 dias (variando para mais ou para menos). Ele ocorre porque a fisiologia da mulher alterna a secreção de estrógeno (maior quantidade na primeira etapa do ciclo, antes da ovulação) e progesterona (maior quantidade na segunda metade do ciclo, após a ovulação), os principais hormônios femininos. Essa alteração na quantidade de secreção destes hormônios ocorre pela alteração no nível de dois outros hormônios, o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio Folículo Estimulante (FSH).

O que o anticoncepcional faz é inibir a secreção de FSH e LH, mantendo assim os níveis de estrógeno e progesterona constantes ao longo do mês, evitando a ovulação e a menstruação.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Anti-inflamatórios atrapalham a hipertrofia?

Boa noite pessoal, tudo bem?
Hoje gostaria de responder uma pergunta muito comum para quem pratica musculação ou algum outro esporte e precisa tomar anti-inflamatórios para tratar uma dor.

Mas enfim, o uso de anti-inflamatórios atrapalha a hipertrofia?


Primeiro precisamos entender a hipertrofia. Exercícios resistidos, que utilizam peso, como a musculação e o crossfit, causam lesões nas fibras musculares dos músculos treinados. 

Apesar de parecer ruim, essas micro-lesões nas fibras musculares geram um processo inflamatório na região. Essa inflamação e todas as suas células inflamatórias, aumentam o tamanho dos vasos sanguíneos do músculo, aumentando a chegada de nutrientes e oxigênio. Essa combinação gera o que chamamos de hipertrofia, pois esse processo de recuperação do músculo após lesão do treino aumenta o tamanho das fibras, e, consequentemente, o tamanho dos músculos.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Maconha - Drauzio Dichava

Bom dia pessoal,
hoje vou passar algumas dicas de vídeos para começarmos a tratar sobre o assunto drogas de abuso.

E não teria como não ser a Maconha nosso primeiro tema.

Na sequência de vídeos que vou apresentar, o Dr Drauzio Varella conta um pouco sobre a história da maconha, o consumo atual, entrevista usuários, cientistas a favor da legalização e contrários à legalização. Enfim, são 5 vídeos de poucos minutos repletos de informação de qualidade.

Os vídeos tem um excelente conteúdo, uma abordagem interessante característica do Drauzio e muita informação boa. Pensem, quem lucra com a guerra as drogas? O tráfico beneficia alguém? Algum político? É melhor, farmacologicamente e socialmente falando, uma pessoa que vai fumar de qualquer maneira ter que ir buscar uma maconha de péssima qualidade em uma boca de fumo ou poder comprar em uma loja, que paga impostos altos, que garante a qualidade do produto e coisas do tipo?

A guerra ao tráfico foi uma coisa que já nasceu falida, sem lógica. E podemos ver até hoje que não funciona e nem vai. Este e outros assuntos de suma importância para discutir a droga de abuso que mais é utilizada ao redor do mundo você encontra nos vídeos abaixo:

Vale a pena assistir e refletir um pouco sobre o assunto:

1 - Era uma vez uma planta:


2 - A Brisa:

3 - Cannabusines:


4 - Onde o bicho pega:


5 - O jardineiro fiel:


Depois de assistir, comentem respondendo o que acrescentou ou o que essas informações mudaram em relação ao que você pensava sobre a maconha?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Psicofármacos - Slides

Bom dia pessoal,
Ontem tive o prazer de falar um pouco sobre Psicofármacos na Semana da Saúde da Faculdade de Americana (FAM).

Como não vou conseguir disponibilizar o texto para vocês hoje, vou deixar os slides que utilizei na apresentação nesta matéria.

Espero que gostem:


terça-feira, 5 de novembro de 2019

Sistema Límbico

Boa tarde pessoal,
continuando nossos estudos sobre Neurociências, hoje vamos falar de uma região curiosa do nosso cérebro, cujos componentes possuem funções muito importantes, como a memória, o aprendizado, agressividade, dentre outras. 

É o chamado Sistema Límbico. 

O Sistema Límbico é a única área do encéfalo que recebe informações hipotalâmicas maiores e propicia interconexão com áreas corticais dispersas. Ou seja, o sistema límbico permite a conexão entre diversas regiões do nosso córtex cerebral com o Tálamo e Hipotálamo, permitindo a conexão de porções cerebrais com funções e características completamente distintas.

As principais estruturas límbicas são:

  • Giro do Cíngulo;
  • Giro Para-hipocampal;
  • Hipocampo;
  • Amígdala;
  • Tálamo (núcleos anteriores);
  • Hipotálamo;
  • Área Septal.

Dependendo do livro que você pegar para estudar ou do material que pegar para ler, algumas áreas podem ser acrescentadas ou não aos componentes do sistema límbico, como o Corpo Caloso.

Os diversos papéis do sistema límbico incluem a memória, nossos impulsos, o afeto, o tônus autonômico, controle endócrino e a imunorregulação.

domingo, 3 de novembro de 2019

Material inicial para estudo da Ansiedade

Boa noite pessoal, 
continuando nosso estudo sobre Ansiedade, ou melhor, sobre os transtornos de ansiedade, como a Generalizada, segue mais algumas dicas de material para introduzirem o assunto.

Primeiro, um vídeo de pouco mais de 5 minutos, produzido pelo pessoal do Minutos Psíquicos, falando um pouco sobre o tema:


Aliás, existem ótimos vídeos sobre Ansiedade no Youtube, é só dar uma pequena garimpada.

Agora, para exercitar um pouco a leitura, três matérias do site do Doutor Drauzio Varella para aprender um pouco mais sobre Ansiedade:




Lembrem-se pessoal, o conhecimento é o único caminho para a liberdade. Se você sofre com algum transtorno de Ansiedade ou qualquer outro transtorno psicológico, não exite em pedir ajuda. A Psicoterapia está de braços abertos para ajudar a todos.

Boa leitura e bons estudos!

Dica de Livro #3 - Pressa de ser feliz

Boa tarde pessoal,
nesta primeira semana de Novembro, penúltimo mês do ano de 2019, vamos falar um pouco sobre Ansiedade.

Trarei durante a semana, informação sobre a Ansiedade no Brasil, no mundo, a neurobiologia da ansiedade e diversos materiais e dicas para conhecer sobre o assunto, que o Dr Augusto Cury chama de o mal do século, com sua síndrome do Pensamento Acelerado.

Para começar o assunto, gostaria de indicar um livro que li e devo reler ainda este ano, chamado Pressa de Ser Feliz, do autor brasileiro Matheus Rocha.

É um livro inteiro falando sobre Ansiedade, apesar de que em alguns capítulos acredito se tratar de uma depressão advinda de tamanha ansiedade do autor.

Impressões pessoais a parte, é o primeiro material que leio sobre o tema em que a história é contada pelo ansioso. Seus sentimentos, suas ações, suas limitações que derivam deste grave problema chamado Ansiedade, das técnicas que este bom autor brasileiro utilizou não para vencer o problema, mas sim para aprender a conviver da melhor maneira possível com ele.


O autor recomenda que você escreva ao longo do livro, encaixando a sua experiência com a ansiedade com as histórias de vida dele. Claro que segui esse conselho, e o resultado foi grifar e anotar diversos insights interessantíssimos sobre conviver com a ansiedade, ao longo deste belo livro. Seguem alguns:

"Sou agitado por natureza ou agitei a minha natureza para que ela não me permitisse ficar estático?"

"É importante saber que fugir de um problema não o fará sumir."

"Sofro da síndrome de coisa alguma, porque simplesmente nada aconteceu, mas entristeço mesmo assim."

"Quase todos nós perdemos tempo demais. Isso não é uma suposição, não é uma indagação. É uma afirmação. É uma observação. A grande maioria das pessoas que conheço gasta os dias esperando os dias passarem... Elas querem que os relógios deem conta de conquistar a vida por eles."

Pessoal, é um ótimo livro. Para quem tem curiosidade sobre o assunto e também para quem sofre com o problema.

Boa leitura!