terça-feira, 16 de setembro de 2025

Neuroanatomofisiologia - Links de Neuroanatomia

Boa noite, pessoal.

Dentro da discussão da disciplina, montamos uma ideia inicial sobre os componentes do Sistema Nervoso (SN), tanto da porção Central (SNC) quanto da porção Periférica (SNP),


Mais do que entender quais os componentes de cada uma delas, e focar a discussão apenas em nomes e estruturas, exploramos a relação entre as duas porções, focando no conceito de como o sistema nervoso periférico, através dos cinco sentidos, abastece o cérebro com experiências e informações, que permitem que o mesmo se desenvolva através da neuroplasticidade e se torne cada vez mais incrível, rico em um arsenal de memórias que nos permite enfrentar com mais tranquilidade e menos sofrimento os BOs que vão aparecendo em nosso dia a dia.

Claro, isso se fornecermos bons conteúdos para eles, desde livros, filmes, séries, boas amizades, boas aulas (como as minhas, espero, rs). Assim, conseguimos aumentar atenção, foco, criatividade, e garantir que o mesmo trabalhe com todo o seu potencial, que, por sinal, é incrível e pode criar maravilhas!

Para quem perdeu a discussão inicial, recomendo que comece os estudos pelos dois links abaixo, na ordem apresentada:

https://plantandociencia.blogspot.com/2025/08/prazer-neuroanatomofisiologia.html

https://plantandociencia.blogspot.com/2025/09/neuroanatomofisiologia-segunda-etapa.html

Estudando os materiais disponíveis nos links apontados acima, você consegue construir uma base interessantíssima de neurociência, e da relação do cérebro com o meio ambiente e os demais componentes do SNC e do SNP, é incrível a forma como nosso Sistema Nervoso funciona.

A partir desse conhecimento inicial, nós começamos, em sala de aula, explorar a Neuroanatomia dos componentes do Sistema Nervoso, e, na ordem apresentada nos links, falamos de Medula Espinhal, Tronco Encefálico (a primeira estrutura encefálica estudada), falaremos em breve sobre Cerebelo e sua relação com a Motricidade, e depois seguiremos para o mais incrível dos componentes encefálicos, o Cérebro.

Agora, um pouco mais de Anatomia e nomes, do que de função, mas sempre tentando misturar o máximo dos dois, para a discussão fazer mais e mais sentido a cada aula. Construir uma base neuroanatômica da disciplina permite que o pessoal da Psicologia enxergue o corpo de uma forma que não enxerga em nenhuma outra disciplina do curso, uma visão mais biológica do todo, do organismo por completo, visualizando e buscando entender como o corpo influencia a mente, e como a mente influencia o corpo. A saúde precisa ser total, pois está muito claro, nos dias atuais, que uma pessoa sem saúde mental não consegue aproveitar da melhor forma sua saúde física, e o contrário também é verdade.

Precisamos sempre ter claro que, a dualidade antiga, onde corpo e mente eram vistos como duas entidades separadas morando na mesma pessoa, já caiu por terra a muito tempo. Obrigado ciência por isso! 

Já para a Fisioterapia, conhecer em detalhes os componentes do Sistema Nervoso, a relação entre Central e Periférico, e as funções que abordamos, além das relação e características dos nervos espinhais e cranianos, permite desenvolver o restante do curso com uma qualidade muito maior, embasando conhecimentos de técnicas mais avançadas com uma base teórica bem mais interessante e completa.

Resumindo, Neuro é vida, rs. 

E se pensarmos nas funções, essa frase acima se torna literal, rs.

Mas, bora para os links que vocês precisam estudar um a um os componentes, suas características e as principais funções:

https://plantandociencia.blogspot.com/2020/10/medula-espinal-neuroanatomia-20.html

https://plantandociencia.blogspot.com/2020/11/tronco-encefalico-20.html

https://plantandociencia.blogspot.com/2020/05/cerebelo-e-motricidade-20.html

Descobri agora que o material sobre cérebro ainda precisa ser desenvolvido, tentarei fazer isso antes da AV, prometo (tentar)!

A base de neuroanatomia vai garantir, além de uma boa nota na prova, o conhecimento chave para explorarmos as funções e a neuroplasticidade na segunda metade da disciplina! Por isso, ESTUDEM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário