quarta-feira, 14 de julho de 2021

Dica de livro 11 - Releituras do Óbvio - Iván Izquierdo

Bom dia pessoal,

A dica de livro de hoje é sobre o livro - Releituras do Óbvio - do neurocientista hermano-brasileiro Iván Izquierdo. 

Já falei sobre ele algumas vezes aqui no blog, um monstro da neurociência, dedicou boa parte da sua carreira acadêmica a desvendar a memória humana e obteve descobertas sensacionais.


https://www.amazon.com.br/Releituras-Do-Obvio-Ivan-Izquierdo/dp/8574312762


Apesar de ser recheado com neurociência de altíssimo nível, o livro não é sobre neurociência. São pontos de vista do autor a respeito de temas que fazem parte do nosso dia a dia, como o nome de alguns capítulos nos mostra:

  • O tempo
  • A velhice
  • Aumentando o conhecimento popular sobre a ciência...

Por sinal, a necessidade de se discutir o último tópico que coloquei propositalmente aqui em cima está escancarada em tempos de pandemia (relembre pontos como "virar jacaré" e "kit covid" visualizar o tamanho da mudança que isso pode causar no nosso Brasilzão).

Vou colocar alguns pontos que me chamaram muito a atenção durante a leitura:

"O grande salto qualitativo de Bill Gates foi quando ele tinha quatro ou cinco anos de idade. Naquele momento, num certo dia, sua fortuna aumentou de maneira infinita: seu avô lhe deu um dólar e Gates passou de zero a um... Decerto foi (literalmente) infinitamente inferior o salto quantitativo que deu sua fortuna há 30 anos, quando inventou o DOS, ou há 20, quando inventou o Windows (datas de acordo com a data da publicação do livro!)... Mas, para a humanidade que ele integra, aquele primeiro salto de valor infinito, de zero a um, não representou nada..."

Qualitativo versus quantitativo, serve simplesmente para tudo!

Em outro trecho muito interessante, o autor revela que acredita, caso não agíssemos rápido (não agimos), que os problemas advindos da baixa qualidade de nossa educação e de nossa ciência, não conseguiriam ser resolvidos em poucas décadas. Ele complementa falando da necessidade de investirmos em pesquisa e ciência, mas tão importante quanto, é levar a ciência e suas tecnologias até a população. Novamente, observem sem um lado político, exclusivamente como um ser pensante, tudo que vem acontecendo durante esse período de pandemia.

Com todo o conhecimento que já construímos e com os exemplos de outros países lidando com a pandemia antes de nós, é assustador observar como podemos ser irracionais em momentos de tamanha tensão.

Mas sem mais delongas, o livro é excelente, de fácil leitura e para aqueles que não gostam tanto assim de ler, é um livro curto, rs.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário