terça-feira, 4 de maio de 2021

Plantando Ciência e Escolha Poder - Aula 1

Bom dia pessoal,

É com enorme prazer que trago hoje uma parceria que estou desenvolvendo com meu parceiro André, do escolha poder. Um cara que, sem enrolação, prega um estilo de vida baseado em sobriedade de alto nível, de alto rendimento.

Um trabalho fantástico, e espero poder contribuir um pouco com essa nossa parceria. Essa mistura entre o meu projeto principal, o Plantando Ciência e o Escolha Poder do André tem um objetivo muito claro, o que acontece no nosso cérebro em meio a uma dependência? Como funciona um cérebro viciado?

Mas calma, antes de chegar nesse ponto da discussão, precisamos entender o funcionamento básico, o que é verdade e o que não é sobre o funcionamento do nosso cérebro, o que forma nosso tecido nervoso, dentre alguns pontos essenciais para essa boa discussão.

Antes de tudo, precisamos falar dos neuromitos, como aquela famosa história de que só utilizamos 10% do nosso cérebro, já ouviu falar? Ou que o cérebro não se recupera após uma lesão. Ou ainda que o cérebro direito faz isso, enquanto o cérebro esquerdo faz aquilo.

Se você acreditava em alguns desses mitos, sinto muito, mas não passam de mitos. As últimas duas décadas ficaram conhecidas como décadas da neurociência, onde aprendemos MUITO sobre o funcionamento do nosso órgão mais fantástico, o que nos ajudou a derrubar vários desses neuromitos. Se você quiser saber mais, recomendo as duas matérias abaixo:

https://plantandociencia.blogspot.com/2020/11/cerebro-direito-vs-cerebro-esquerdo.html


Mas beleza, e o que mais podemos discutir nesse primeiro momento, para entender todo o restante sobre a relação entre o cérebro e as dependências. Primeiro, três regiões de extrema importância: 

  • Sistema Límbico: regiões do nosso cérebro diretamente relacionadas às nossas emoções e sentimentos, que nos permitem entender como eles funcionam e como influenciam todo o restante do nosso organismo. Ou você nunca sentiu um frio na barriga quando estava com medo, aquele aperto no peito quando estava triste? Das áreas aqui, Hipocampo e Amígdala valem o estudo mais aprofundado.
  • Córtex Pré-frontal: região que fica atrás da nossa testa, diretamente relacionada com nossa razão, nosso tomador de decisões, que nos permite manter comportamentos, sermos seres pensantes e sociais.
  • Sistema de Recompensa: adoramos sentir prazer, e nosso cérebro, evolutivamente falando, vai sempre nos fazer buscar e repetir aqui que nos gera qualquer tipo de sensação prazerosa. É um meio de campo que pode confundir bastante os dois sistemas acima.

Fica a dica de leitura:

Para finalizar nossa primeira discussão, por trás de tudo isso existem os neurônios, as unidades funcionais do nosso cérebro, que ao se comunicarem permitem que consigamos perceber o mundo a nossa volta, sentir o mundo a nossa volta, sentir carinho, pensar, guardar memórias, prestar atenção em algo. Em fim, tudo de mais fantástico que fazemos.

Para entender um pouco melhor essa parte, recomendo a leitura da matéria:

Era isso pessoal, entendendo os aspectos e as características nem tão iniciais apresentadas hoje, temos agora um terreno extremamente fértil para discutir, por exemplo, como as substâncias psicoativas agem em nosso cérebro.

Nossa jornada continua nas próximas semanas. Obrigado pela oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário