Boa tarde pessoal,
dando continuidade à disciplina de Neuropsicologia, na aula de hoje vamos falar sobre Atenção e consciência.
Nesta aula, aprendemos como o cérebro funciona quando estamos relaxando, sem focar em nenhuma atividade específica. Também abordamos a neurobiologia da atenção, os mecanismos que nosso cérebro utiliza para ter um foco seletivo e também a definição neurocientífica de Consciência.
Este material já existe no blog e será disponibilizado no link abaixo:
Como é nesta aula que abordamos o tema Atenção, também abordo o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No material acima não tem a parte do TDAH, vou escrever em breve um material separado sobre o tema.
Só alguns pontos importantes:
Existe um grande problema na atualidade que é o uso excessivo de ritalina e outros medicamentos para tratar o Déficit de Atenção, inclusive em crianças que não possuem a síndrome. Aliás, de acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, menos de 25% das crianças que sofrem com esse transtorno estão diagnosticadas, e muitas crianças que não sofrem com o transtorno estão tomando remédios para tratá-lo.
Gente, o grande problema é o seguinte: medicamentos que alteram a química cerebral vão afetar, de uma maneira positiva ou negativa, o desenvolvimento do cérebro de uma criança. Por isso, o diagnóstico é de extrema importância.
Para dar uma introdução a esse transtorno e à importância de um diagnóstico correto, eu recomendo o documentário disponível no Netflix, Take your pills:
Segue o trailer:
Bons estudos pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário