quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Coleção Netter de Ilustrações Médicas

Pessoal, bom dia

Ontem, lendo um dos grandes livros de Anatomia que tenho em PDF aqui, fui surpreendido pela qualidade das informações contidas nessa coleção Netter de Ilustrações médicas. 
Qualquer um que fez um curso da área de saúde conheceu o Netter durante o curso de anatomia. Figuras fantásticas, alto nível de detalhes, todas feitas à mão.

O que eu mesmo não sabia é que suas figuras deram origem às obras mais variadas, e esse de ilustrações médicas ficou sensacional. Ontem, estudando por poucos minutos o referente ao Sistema Nervoso, descobri informações atualizadíssimas sobre sinapses, sobre formação e origem de nossas células nervosas, sobre doenças que afetam o nosso Sistema Nervoso.

A coleção toda, com 10 volumes, está variando em sites brasileiros de 900,00 - 1.150,00 reais.
Nesse momento estou comprando apenas o referente ao Sistema Nervoso - Parte 1: Cérebro, que vai me custar por volta de 130,00.

Vale a pena demais, abaixo deixo uma figura tirada do livro. Mostra a origem de nossas células nervosas de acordo com o tecido embrionário. É fantástica, simplesmente fantástica.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Aquela velha história de usarmos 10% do nosso cérebro

Boa noite pessoal,

Costumo começar minhas disciplinas de Neurociência (Psicobiologia/Psiconeurologia e Neuropsicologia e Doenças do Sistema Nervoso) buscando algumas informações prévias dos alunos. Isso, no meu primeiro contato com a turma logo no primeiro dia de aula, permite que eu adeque meus conhecimentos e minhas aulas ao conhecimento prévio da turma, fazendo com que a disciplina renda muito mais em nível de aprendizado do aluno.

Mas fora essa observação importante para qualquer disciplina, começo minhas aulas de Neurociência desmistificando algumas informações sobre o cérebro que são passadas de geração em geração, algumas já a muito séculos. Se podem ser consideradas mitos, claro que essas informações não condizem com o conhecimento científico atual.

O maior dos mitos em relação ao cérebro, ou pelo menos o mais conhecido pela população de uma forma geral, é aquele que fala sobre usarmos apenas 10% de nossa capacidade cerebral.
Inclusive, até filme existe sobre a teoria: chamado Lucy, com a Scarlett Johansson.


sábado, 26 de janeiro de 2019

Dicas de Vídeo-Aulas 2

Bom dia pessoal,

essa é a segunda postagem sobre dicas de vídeo-aula, a primeira vocês podem acessar no link abaixo: 

http://plantandociencia.blogspot.com/2016/11/dicas-de-video-aulas-1.html


Seguindo a mesma linha da primeira, hoje coloco aqui três bons professores disponíveis no Youtube, dois falam principalmente sobre Anatomia Humana e Histologia, o terceiro fala sobre Histologia e outras partes da Biologia, com uma linguagem mais voltada para ensino médio e cursinho.

Qualquer um dos três possui grande conhecimento em suas aulas e apresentam um conteúdo de qualidade, recomendo para reforçar os estudos.

Primeiro: Professora Natalia Reinecke com seu canal Anatomia e etc.

https://www.youtube.com/channel/UCK3sW3_2AqB0NQ9E_vwAeEQ

Segundo: Professor Rogério Gozzi com seu canal Anatomia Fácil.

https://www.youtube.com/user/rogeriogpedro 

Terceiro: Professor Samuel Cunha, com seu canal Biologia com Samuel Cunha.

https://www.youtube.com/channel/UCdLt2OhiWNLRsGNF-0DE4-A


Como disse, os três são ótimos e explicam de maneira bem clara e didática as disciplinas que propõem. 

Deem uma olhada e bons estudos.


sábado, 19 de janeiro de 2019

Palestra TED sobre Alzheimer

Bom dia pessoal,

Bem provável que todos nós aqui presentes já convivemos com algum familiar ou conhecemos alguém que sucumbiu ao Alzheimer. 

Alzheimer, Doença de Alzheimer ou mesmo Mal de Alzheimer, algumas das diversas formas pela qual essa doença tão cruel é chamada. Marcada pela perda constante de memória, muitas vezes os sintomas são percebidos apenas quando a pessoa descobre que guardou a chave do carro no congelador, quando sai para ir na padaria que vai a 20 anos e se perde no caminho de volta para casa.

A doença é silenciosa, é progressiva, e atualmente não é uma batalha que possa ser vencida. Mas existem formas de evitarmos a mesma, e o conhecimento e os medicamentos atuais permitem uma melhora de qualidade de vida substancial para os pacientes.

Uma coisa que sempre falo na aula de Alzheimer para meus alunos da Psicologia ou da Biomedicina, NUNCA deixem de dar carinho e afeto para o paciente. Nos estados mais avançados da doença, a pessoa acometida não responde, pouco se movimenta, tem todas as suas faculdades cognitivas comprometidas, mas até nesse instante tão difícil e doloroso, NINGUÉM para de sentir o amor, ninguém para de sentir o carinho, o cuidado. Nunca se esqueçam disso. 

Lisa Genova, escritora renomada, fala um pouco sobre os conhecimentos mais recentes sobre essa doença. Selecionem a legenda em português (ou não) e apreciem essa palestra curta, de 14 minutos.


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Retomando as atividades

Bom dia pessoal, depois de mais de dois anos retomo as atividades com o blog.

Nesse primeiro momento, no começo de 2019, vou acrescentar material sobre as disciplinas de Anatomia, Anatomia Patológica, Fisiologia e Psicobiologia, disciplinas que vou ministrar ao longo desse primeiro semestre do ano.

Espero que possamos aprender e crescer juntos nesse ano.
A presença de vocês aqui é essencial.

Atenciosamente,
Professor Bruno Damião