Boa noite, pessoal!
Mais uma madrugada produtiva para facilitar os estudos de vocês!
Quero ver muitos 10 em, então aproveitem os materiais citados aqui!
Lembrem-se que, na Metrocamp, todas as provas são cumulativas de conteúdo, então também terão questões relacionadas ao conteúdo 1.
Porémmmm, o foco desse segundo simulado, incluindo as questões do modelo ENADE (uma dissertativa e uma objetiva), estão bem voltados para temas como o sistema límbico, principalmente o Hipocampo e a Amígdala, e suas respectivas funções!
Comecem pela matéria do Sistema Límbico acima, as outras farão mais sentido depois de entender funções básicas de Amígdala, Hipocampo e Córtex Pré-Frontal (sério, esse trio é fantástico, e basicamente atuam construindo o que somos e as decisões que tomamos).
A matéria aborda estruturas gerais do Sistema Límbico, mas foquem o estudo nas estruturas focados no texto. Amígdala e sua relação com emoções, perigo e até prazer. Interessante, pensando em prova e atuação clínica, entender o papel da Amígdala nos transtornos de Ansiedade. Algumas pesquisas mostraram Amígdalas trabalhando acima da média no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e na Síndrome do Pânico. Gosto de brincar com os alunos, com um exemplo besta mas que faz bastante sentido, principalmente para quem já teve uma síndrome do pânico - imagina a resposta de Luta ou Fuga, como a taquicardia que sente depois de tomar um susto. Agora multiplica essa resposta por 100, essa é a Síndrome do pânico, que tem como base dos relatos o medo de estar tendo um infarto ou alguma alteração cardíaca grave.
O Hipocampo nós discutimos bastante, mas eu, particularmente, adoro essa regiãozinha. Tanto que foi uma área que estudei nas três pesquisas que levam meu nome como autor principal na faculdade, iniciação científica, mestrado e doutorado. O Hipocampo é diretamente relacionado à nossa memória, e de uma forma muito interessante.
Ele é o responsável por transformar as memórias de curto prazo que são importantes em memórias de longo prazo, lembrando que ele não armazena essas memórias de longo prazo, só ajuda na transferência delas para o córtex. Aha, as que não são importantes ele simplesmente deleta do nosso cérebro, como se nunca tivessem existido.
Ele é o responsável por transformar as memórias de curto prazo que são importantes em memórias de longo prazo, lembrando que ele não armazena essas memórias de longo prazo, só ajuda na transferência delas para o córtex. Aha, as que não são importantes ele simplesmente deleta do nosso cérebro, como se nunca tivessem existido.
O que as torna importante para serem armazenadas? A atenção que prestamos nas experiências que vivemos (como nas aulas, fica a dica, rs) e a carga emocional da experiência. Carga emocional ativa a amígdala, que é vizinha anatômica do hipocampo, mostrando para ele que aquilo é muito importante e precisa ser armazenado para usar futuramente. Observe a figura para entender essa proximidade:
Na figura, a Amígdala está representada em vermelho, e parte do Hipocampo em verde. Assim, confirmamos que eles são literalmente vizinhos anatômicos. Quando uma experiência tem uma carga emocional grande, ou seja, nos faz sentir algo intenso, a Amígdala fica muito ativa, com seus neurônios trabalhando acima do normal. Essa animosidade toda passa para o Hipocampo, e isso serve como um sinal de que aquela experiência deve ser registrada com o máximo de detalhes possível. Sensacional, não?
Até a arquitetura do nosso cérebro foi bem pensada!
Porém, toda essa beleza se reflete no fato dos traumas, principalmente aqueles da infância, serem armazenados com tantos detalhes e muitas vezes permearem toda a vida da pessoa, caso não sejam trabalhados a nível de terapia!
O córtex pré-frontal deixo com vocês, mas ressalto nele o fato de que já estudamos Atenção e aprendizado, TDAH, dentre outros assuntos que são responsabilidade dessa região maravilhosa, que basicamente nos diferencia das demais espécies de animais.
Os materiais que complementam o estudo estão abaixo:
Agora, estudem!
Beijos e boa noite (02:45 aqui)


Nenhum comentário:
Postar um comentário